Fevereiro 28 2018

Autobahn: Tudo que você precisa saber sobre as estradas sem limites de velocidade.

A Autobahn é um conjunto de estradas que atravessa a Alemanha de ponta a ponta, somando cerca de 12.800 km. Muitas são as curiosidades e surpresas por trás dessas rodovias. Uma delas é que ela foi idealizada em período de guerra, isso porque a construção de estradas que cruzassem o país poderia facilitar muito a locomoção, inclusive de tropas ou ainda aterrissagens emergenciais de aviões militares.

Por essa razão, a construção da Autobahn conta com uma camada de asfalto que varia de  55 a 85 cm de profundidade, o que permitiria uma aterrissagem de um Boeing 747 sem que a estrada sofresse qualquer dano. Além disso, ao longo do caminho existem postos de gasolina a cada 55 km, mais de 700 oficinas 24 horas, telefones de emergência a cada 2 km, sem contar as lojas de conveniência e restaurantes.

Mas nem tudo são mil maravilhas. Existem regras e exigências bastante rígidas e que garantem a segurança, mesmo em uma rodovia com trechos sem limite de velocidade. Como essas rodovias passam por diversas cidades, o limite próximo a elas pode chegar a 60 km/h. Um sistema de sinalização eletrônico avisa os motoristas de qualquer situação adversa que possam encontrar a frente, como obras ou tráfego pesado, para que ninguém seja pego de surpresa.

Sabendo dos trechos sem limites de velocidade, uma das indagações mais recorrentes é sobre o recorde de maior velocidade já registrado na Autobahn. Pois, acredite ou não, ele aconteceu em 1938. Um homem chamado Rudolf Caracciola dirigiu um Mercedes Benz W125 com motor V12 e chegou aos marcantes 432,59 km/h.

Por fim, é claro que a tecnologia e investimento em máquinas de  compactação e pavimentação de asfalto com alto rendimento são imprescindíveis para que possamos apreciar essas estradas sem limites. Mas não podemos esquecer que outros fatores como educação e respeito no trânsito são essenciais para que tudo funcione como deve e todos tenham uma excelente viagem até seus destinos.   

renner

Escreva uma resposta ou comentário