outubro 11 2019

Pense mais longe: BOMAG Innovation Days

Entre os dias 9 a 14 de setembro as portas do maior centro de inovação e tecnologia estiveram abertas em Boppard para receber clientes do mundo todo para uma experiência única em contato com os mais recentes lançamentos e tecnologias para construção e reparação de estradas. A BOMAG realizou mais uma edição do Innovation Days, com novidades exclusivas para o setor, desde os compactadores de percussão de 58 kg até os compactadores de resíduos de 58 toneladas para mais de 1.300 convidados de cerca de 60 países. 

O mês de setembro na BOMAG foi marcado pelos Innovation Days.  Em cada um dos três eventos, os convidados aproveitaram uma programa de dois dias com exposição de máquinas no centro de demonstração, bem como palestras com especialistas e uma vasta variedade de tecnologias pioneiras. A visita à fábrica também foi incluída no programa. “O Innovation Days é um evento importante para apresentarmos os últimos desenvolvimentos na construção de estradas para nossos clientes. Estamos continuamente avançando pelos caminhos que trouxemos na BAUMA 2019”, diz Ralf Junker, Presidente da BOMAG, sobre a importância do Innovation Days. “No nosso centro de demonstração e formação, também temos a oportunidade de mostrar aos nossos visitantes os produtos que utilizamos. apresentados durante a BAUMA em maior detalhe, e agora, foi possível vivenciar a experiência de vê-los em ação. Isso nos permite demonstrar a todo o ciclo da construção, desde a estabilização e compactação até a pavimentação e reparação em condições reais. Além da exposição de equipamentos, as visitas às fábricas são uma parte importante do Innovation Days. Isso dá aos nossos clientes uma visão de nosso alto nível de integração e a oportunidade de experimentar a nossa qualidade”.

Tecnologias BOMAG para economizar recursos e proteger o meio ambiente

Os visitantes da BAUMA 2019 tiveram a oportunidade de vivenciar os destaques da edição do Innovation Days deste ano. Com foco voltado para tecnologia e soluções para um futuro sustentável, bem como opções de condução alternativas, tais como veículos híbridos, a gás ou elétricos. Como motor da inovação, a BOMAG também vai um passo além no que se refere à proteção ambiental. A última geração de equipamentos da BOMAG já está em conformidade com as normas ambientais que entram em vigor em 2020. Com conceitos de acionamento alternativos, tecnologias para reduzir as partículas em suspensão e sistemas de assistência digital, a BOMAG contribui não apenas para implementar o conceito de um local de construção sustentável, assim como em economia de combustível e tecnologias de economia de recursos que também minimizam os custos e tornam os projetos de construção mais econômicos.

 

Digitalizando locais de construção 4.0: Bomap e Asphalt Pro

A BOMAG desenvolveu não apenas uma, mas duas ferramentas digitais para otimizar os processos no local de construção. Os visitantes puderam experimentar ao vivo durante o Innovation Days o aplicativo Android Bomap, para controle contínuo de compactação, e o software Asphalt Pro, para planejamento e otimização de processos em locais de construção.
O Bomap é a solução para a terraplenagem digital e locais de construção de asfalto com a qual os resultados podem ser documentados localmente em tempo real. Com operação intuitiva, ele documenta as passadas de rolos de qualquer fabricante. Com os cilindros BOMAG, o aplicativo pode registrar leituras adicionais e, assim, criar documentação para o controle contínuo de compactação (CCC). O aplicativo Android pode ser instalado em qualquer tablet ou smartphone Android padrão. O Asphalt Pro, por sua vez, abrange todo o processo de planejamento, análise e documentação para projetos de construção de estradas. Já durante a fase de planejamento, o uso esperado da máquina e os requisitos de material são determinados com precisão. Isto reduz os tempos de parada e as quebras durante os trabalhos de pavimentação, minimizando os custos de armazenamento. O alto grau de transparência que o Asphalt Pro pode oferecer, em conjunto das máquinas BOMAG permite o monitoramento em tempo real do andamento da obra. Cada parâmetro de pavimentação não só está disponível digitalmente durante a fase de construção, como também é documentado posteriormente. Com a interface Joblink da BOMAG, os dados de medição coletados também podem ser utilizados diretamente por terceiros, como Trimble, Moba ou Topcon.

Robomag: Estudo realizado pela BOMAG para compactação autônoma 

 

Na bauma deste ano, os visitantes do estande do BOMAG puderam experimentar o primeiro equipamento autônomo. No Innovation Days, o rolo autônomo baseado no rolo tandem BOMAG BW 154 foi apresentado pela primeira vez em combinação com toda a gama de produtos. O rolo tandem Robomag totalmente autônomo foi desenvolvido pela BOMAG como um estudo tecnológico em conjunto com a Universidade Técnica de Kaiserslautern. Ele emprega tecnologias como GPS, Lidar e sensores de posição de última geração. Com Robomag, a BOMAG torna realidade a sua visão de um equipamento para construção de operação totalmente autônomo.
O rolo tandem pode ser utilizado de forma totalmente independente em uma área de trabalho definida. Para carregamento ou operação manual, o rolo tandem Robomag pode ser operado através de controle remoto. Além do modo totalmente automático, o Robomag também tem a opção de seguir padrões de movimento introduzidos manualmente para que o rolo possa executar a sua tarefa de forma autônoma, mesmo com trabalhos especiais de compactação. Enquanto o rolo tandem opera de forma inteligente, o BOMAG Asphalt Manager 2 cuida do controle ativo inteligente e do monitoramento da potência de compactação. Ao mesmo tempo, o Asphalt Manager 2 garante que a compactação e o desempenho sejam documentados de forma abrangente e clara.

 

Conceitos de acionamento alternativos

 

Além do desempenho ideal,  os equipamentos de construção modernos precisam atender à uma multiplicidade de requisitos. Em particular nos estaleiros de construção urbanos, as baixas emissões desempenham um papel cada vez mais importante. papel importante a par do desempenho e do custo.  Independente se ser a gás, elétrico ou híbrido, a BOMAG oferece uma solução para cada necessidade do local de construção. Com o novo rolo tandem BW 174 AP da BOMAG o motor a diesel, o acumulador hidráulico e o sistema de compactação são combinados para formar um sistema altamente eficiente e oferecer a solução ideal. O acumulador hidráulico cobre picos de carga de curta duração, tais como aqueles que ocorrem quando a vibração é ativada. Isto torna possível a utilização de um motor mais compacto e a operação com máxima eficiência. Desta forma, a solução híbrida protege o equipamento e reduz custos: o consumo de combustível e as emissões de CO2 são reduzidos em até 20%. A utilização de máquinas de construção com emissões reduzidas ou mesmo nulas vem ganhando cada vez mais espaço, especialmente em locais de construção de cidades rurais.

 

Ion Dust Shield: Mais de 80% de redução de material particulado no local de construção

As partículas resultantes da operação acabam sido revertidas em poluição para as pessoas e para o meio ambiente. Por isso, a BOMAG desenvolveu o Ion Dust Shield para fresadoras a frio, para minimizar o risco à saúde para a operadores e moradores das regiões próximas aos locais de construção. Em contraste com o sistema de extração, que é obrigatória desde 2014, as partículas finas geradas durante a fresagem são aglomeradas para formar uma poeira grosseira inofensiva, ao invés de simplesmente serem desviados para longe da da cabine do operador e liberada sem filtragem ao local de trabalho. Com o Ion Dust Shield, o conceito é baseado na agregação de partículas finas através de ionização; a poeira grossa resultante não é mais prejudicial à saúde e pode ser facilmente removida com o material fresado. O Ion Dust Shield resulta em uma redução na matéria particulada de mais de 80%, conforme avaliação realizada pelo Institute de Hazardous Substance Research (IGF), que lhe proporcionou a medalha de prata dos Prémios de Inovação na BAUMA 2019 em Munique. Os visitantes do Innovation Days puderam vivenciar a simplicidade de operação e manutenção da proteção contra poeira iônica durante a demonstração da máquina.

 

Foco na comunicação com o cliente
Jonathan Stringham, Vice-Presidente de Estratégia, Marketing e Digitalização, também demonstrou sua satisfação com o evento: “A quarta edição do Innovation Days em nossa sede em Boppard foi mais uma vez um um verdadeiro sucesso. Em comparação com o último Innovation Days de 2017, tivemos um aumento do número de visitantes. Ao contrário das feiras externas, uma exposição interna oferece a oportunidades de apresentar os equipamentos e tecnologias BOMAG em ação, com mais detalhamento. Como resultado, os nossos visitantes  tiveram a oportunidade de experimentar todo o portfólio em condições reais no nosso centro de demonstração. A visita à fábrica também proporcionou uma experiência nos bastidores, permitindo um momento de trocas, com espaço para perguntas detalhadas aos nossos especialistas sobre os processos de produção e fluxos dos processos. Entendemos que esta troca com os clientes fazem parte da cultura da BOMAG, porque através do diálogo direto podemos responder ainda melhor ao cliente e continuar a desenvolver os nossos produtos.”

aline-jose

Escreva uma resposta ou comentário